Please reload

Posts Recentes

Cultive a sua criatividade

21/12/2016

 

  

Defino CRIATIVIDADE como a capacidade de criar ideias originais que gerem valor à vida das pessoas. A boa notícia é que esta capacidade é inerente a todos! Então, vamos desmistificar aquele pensamento: “Eu não sou criativo! ”

 

O processo criativo começa com uma MOTIVAÇÃO, normalmente, acompanhado por um desconforto. Ninguém sai criando coisas por aí sem um propósito. Quanto mais forte for esse propósito, maior será a determinação para se investir na CRIATIVIDADE!

 

Um passo importante no processo criativo é a PREPARAÇÃO. Quanto mais repertório você tiver, mais fácil será para o processo criativo. Assim como Austin Kleon, autor do livro Roube como um artista, o cineasta americano Kirby Ferguson defende que “Nada se cria, tudo se copia”. Kirby é palestrante do TED e autor da palestra: “Tudo é um Remix” onde defende esta teoria:

 

 Não existe uma ideia que seja 100% original, ela se baseia em ideias pré-existentes. A grande sacada é conseguir fazer a conexão entre elas, gerando uma nova, transformada, como pode ser observado por Steven Johnson que traz em seu vídeo uma análise de como as grandes ideias surgem:

 

Portanto, para esse processo de PREPARAÇÃO, é necessária muita: OBSERVAÇÃO, EMPATIA, CURIOSIDADE, TROCA/COLABORAÇÃO e EXPERIÊNCIAS. Funcionam como adubo para a CRIATIVIDADE.

 

Normalmente, quando estamos trabalhando em uma ideia, há uma fase de INCUBAÇÃO. É um período de hibernação até que o cérebro, de forma involuntária, provoque aquele momento EUREKA! Quando novas associações entre conceitos, muitas vezes de natureza bem distinta, ocorrem e uma boa ideia finalmente nasce.

 

É aí onde mora um grande problema, pois nem sempre o momento de “Insight” ocorre quando queremos. No nosso dia a dia, na rotina de empresas, somos pressionados a apresentar ideias criativas e por vezes, levam muito tempo para brotarem.


Cientistas de todo o mundo estudam o processo criativo com a intenção de acelerá-lo, como pode ser conferido no documentário da BBC Horizon - The Creative Brain :

 

Enquanto estas respostas não chegam, a recomendação é CULTIVAR A SUA CRIATIVIDADE e aqui seguem algumas dicas.

 

 

A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®, por exemplo, é uma forma diferente de Cultivar a sua Criatividade para trabalhar times e indivíduos em sua empresa. Confira neste site!

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Linkedin
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square