Você é criativo, inovador ou original?

Criatividade e Inovação são termos comumente confundidos, apesar de intimamente ligados.


A criatividade é o passo anterior à inovação. Enquanto a criatividade refere-se à capacidade de gerar ideias novas e úteis, a inovação está atrelada à capacidade de implementá-la. Ou seja, criatividade é inspiração enquanto a inovação é a ação.


Desenhar um novo produto é criatividade. Lançar um celular que permita que toque música, navegue na WEB e tire foto é Inovação.


Confira aqui algumas palavras que ajudam a esclarecer a diferença:





E a Originalidade? Onde se encaixa??


O livro "Originals" de Adam Grant, tornou-se um best-seller quase imediato na abordagem do tema: Originalidade.


Esta inclui tanto a criatividade quanto a capacidade de inovação. Segundo Grant, o que nos diferencia de gênios ou "originals", como: Einstein, Mozart, Martin Luther King não são ideias de qualidade mas sim, mais ideias (quantidade)!


"Pessoas originais possuem as mesmas dúvidas e sentem os mesmos medos percebidos por outros. O que os diferencia é que eles, independentemente disso, agem. Falhar, irá gerar menos arrependimento do que não tentar. ", afirma Adam Grant.


No livro, Adam sugere algumas ações para incentivar a Originalidade:

Analisando o conteúdo acima, cheguei à conclusão de que os workshops LEGO® SERIOUS PLAY® assim como as ferramentas do Design Thinking, podem ajudar pessoas, times e empresas a ampliar os 3 aspectos: criatividade, inovação e originalidade.


No ambiente corporativo, ajudam pessoas a gerarem ideias por meio da exposição e colaboração. Além disso, permite brincar com essas ideias, testá-las, refiná-las apoiando o primeiro passo para a Inovação! Confira no site.

Se quer saber mais sobre o que pensa Adam sobre os "originals", confira aqui:


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square