Mas afinal, o que é o método LEGO® Serious Play®?


LEGO® SERIOUS PLAY® é um método para facilitar o pensamento, a comunicação, e a solução de questões da organização, de times e de indivíduos.

Foi desenvolvido pela LEGO® há cerca de 20 anos na tentativa de apoiar seu planejamento estratégico em um momento em que a empresa passava por dificuldades. Possui um embasamento totalmente científico focado em técnicas de aprendizagem, gestão e negócios, psicologia entre outros.

Foi fundamentado com base em alguns princípios, entre eles:

- Líderes não possuem todas as respostas

- Muitas vezes as equipes não exploram toda sua potencialidade

- Todos têm algo a contribuir

Um líder corajoso, um bom facilitador, peças de LEGO® e um desafio são necessários para se iniciar uma reunião ou workshop que pode durar de 2 horas a 3 dias dependendo da questão a ser trabalhada. Um desafio pode ser uma questão da equipe, um produto a ser desenvolvido, requisitos de um sistema ou qualquer outro questionamento a ser trabalhado.


O método compreende uma fase de aquecimento, chamada de "skills building" onde os participantes se familiarizam com o manejo das peças, compreendem a dinâmica que utiliza histórias e metáforas como base.

Depois de aquecidos, os participantes mergulham nas principais questões a serem tratadas. São guiados por uma série de perguntas que se tornam mais profundas à medida que o workshop se desenvolve. O workshop deve ser desenvolvido e acompanhado por um facilitador experiente que será capaz de planejá-lo para que seja envolvente e consiga resolver o desafio proposto. Não é recomendável que em um workshop haja uma mesa composta com mais de 12 pessoas e para cada mesa deve haver um facilitador que terá a responsabilidade de extrair o melhor do grupo.


O processo central engloba 4 passos que são repetidos sempre que uma pergunta é trabalhada:


O método contém ainda 7 técnicas de aplicação para trabalhar indivíduos, equipes e questões da empresa, Essas técnicas são ensinadas em detalhes por facilitadores certificados em um programa de certificação de duração de 5 dias. São elas:

1. Construção de modelos individuais

2. Construção de modelos compartilhados 3. Criação de cenários 4. Criação de conexões 5. Construção de um sistema 6. Jogar emergentes 7. Extração de princípios básico​

O LEGO® SERIOUS PLAY® pode ser empregado de inúmeras formas.

ONDE OBTER MAIS INFORMAÇÕES:

  • O link abaixo fornece informações sobre o método:

http://WWW.LEGOSERIOUSPLAY.COM

  • O livro, Construindo Um Negócio Melhor com a Utilização do Método LEGO® SERIOUS PLAY®, de Robert Rasmussen e Per Kristiansen, apresenta o método e alguns cases onde foi aplicado.

Marcia Penna é Consultora de Transformação Organizacional,atuou por vinte anos como executiva de grandes multinacionais conduzindo projetos na área de processos em diversos países. Dedicou-se ao estudo de metodologias disruptivas como: Design Thinking e LEGO®SERIOUS PLAY®, método em que é certificada como facilitadora, para que, aliadas à sua experiência empresarial, pudesse apoiar empresas nos processos de transformação organizacional de uma forma mais colaborativa e criativa.

#LEGOSERIOUSPLAY #MarciaPenna #métodoLSP

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square