top of page

O Segredo para uma Boa Argumentação Aberto para as Férias - Parte II


Dando continuidade ao registro dos cursos de atualização realizados durante as minhas pequenas férias, apresento aqui, alguns "highlights" sobre o curso ministrado pela professora de teatro, Lena Whitaker, sobre Argumentação de Alto Impacto, complementados com alguns conceitos que estudei em diversas fontes sobre o tema e pela minha experiência no TEDx Barra - Rio de Janeiro.

 

ARGUMENTAÇÃO

Qualquer pessoa deveria investir no aprimoramento de técnicas de apresentação/argumentação. Independentemente do seu perfil como apresentador: mais formal, descontraído ou tímido, é necessário compreender quais são as suas forças e detectar os pontos que causam mais desconforto para que, com treino, você fique mais a vontade e seguro. Porém, sempre respeitando o seu estilo!!


Esses são alguns pontos extremamente importantes para afinar sua técnica de ARGUMENTAÇÃO:


EMPATIA COM O RECEPTOR

AUTOCONHECIMENTO

BOA ESTRUTURA

TREINO

INSPIRAÇÃO

EMPATIA COM O RECEPTOR

Seguem algumas dicas que auxiliam a desenvolver a empatia com o receptor de sua mensagem:


Entre em sintonia com os seus ouvintes. Muitos ignoram que a arte da ARGUMENTAÇÃO também reside na capacidade de saber ouvir! Prestando atenção ao seu ouvinte você consegue afinar o seu ritmo, tom, mensagem e até identificar pontos chaves no discurso do outro que poderiam ser usados a seu favor.


Pergunte, interaja. Assim, sua apresentação fica mais envolvente.


Coloque emoção em seu discurso. Uma fala emocionalmente carregada (positiva, feliz etc) afeta a vividez com que as pessoas se lembram dos fatos apresentados. Quimicamente, provoca a liberação de um hormônio chamado DOPAMINA que ajuda na fixação de dados em nossa memória de longo prazo.


Seja Simples e sucinto! Isso me lembra uma frase atribuída a diversos pensadores: "Se eu tivesse mais tempo, teria escrito uma carta mais curta..." Ser simples requer criatividade e é muito mais complexo!! Porém, quanto menos fala, mais foco teremos na mensagem principal.


Menos Ego e mais Empatia. Analise previamente sua platéia/ouvinte. Faça um exercício de se colocar no lugar do outro e tente identificar quais são os seus dilemas, ansiedades e como você pode ajudá-lo. Ajuste seu discurso com os pontos identificados,


Conheça o seu público. Antes de qualquer interação, procure conhecer previamente o seu interlocutor. Isso aumenta substancialmente a chance de você ser mais efetivo em sua argumentação. Pessoas diferentes gostam de ser tratadas de forma diferente, Apresento aqui, os quadrantes emocionais que servem como uma dica de como lidar com os diferentes tipos de pessoas mas, lembrem-se: ISSO É APENAS UMA ORIENTAÇÃO, AFINAL, SOMOS TODOS DIFERENTES E NÃO HÁ FÓRMULAS PRESCRITAS PARA LIDAR COM GENTE.


Quadrante Emocional - Marcia Penna Consultoria

AUTOCONHECIMENTO

Para que haja progresso, é necessário o primeiro passo , ou seja, o autoconhecimento:


Identifique como o seu nervosismo se manifesta. Com a ajuda de amigos ou mesmo de uma câmera, identifique o que pode causar incomodo ao receptor da sua mensagem , principalmente quando está sob pressão.


Identifique a causa. Indague-se sobre a causa do medo ou insegurança: Ser desinteressante? Não passar segurança? Seja qual for o ponto, saiba que ele pode ser treinado.


Vença sua autocrítica. As vozes internas duvidando da nossa capacidade, muitas vezes, nos levam ao nervosismo que pode se manifestar de diversas maneiras:: tremedeiras, suores, cacoetes, vozes tremulas etc. Treinando, você alcança a naturalidade e encontra o prazer no que fala: ​"A cura da insegurança é o prazer".

BOA ESTRUTURA

Uma boa argumentação deve ser bem estruturada, com:

Introdução. Aqui, o interesse deve ser despertado. Use uma pequena história ou perguntas de impacto que gerem a curiosidade do ouvinte,

Corpo. Adeque sua apresentação ao tempo disponível. Foque em três ideias principais e vá ampliando o nível de detalhamento de acordo com o tempo.

Conclusão. Aqui deve ficar clara a mensagem final para o ouvinte. Seja a defesa de uma ideia ou alguma ação que você espera que ele execute. Procure ser sempre claro, simples e objetivo para que o argumento fique marcado na memória do receptor. É claro que não preciso dizer que aqui está liberado abusar da emoção!!

TREINO

Treine, treine, treine e treine... Alguns estudos, como a pesquisa publicada no livro: “Talent is Overrated” (em português, “Desafiando o Talento – Mitos e Verdades sobre o Sucesso”), do jornalista norte-americano Geoff Colvin, defendem que: Ser excepcional não é dom, mas muita disciplina e trabalho duro. A chave está, portanto, em adquirirmos repertório baseado em experiências. Nunca saberemos exatamente o que vai acontecer, mas tendo uma boa noção do contexto e conhecimento de possíveis respostas às “movimentações do adversário”, podemos propor uma solução que se enquadra ao problema em questão, ora enfrentado.

INSPIRAÇÃO

Inspire-se! Nada melhor do que aprender pelo exemplo. Como fechamento final da minha imersão em técnicas de apresentação, tive a grande oportunidade de participar de um TEDx como ouvinte. A experiência foi incrível e recomendo a todos! Além de me deliciar com as ideias compartilhadas, mantive o meu olhar crítico apreciando aquilo que me chamava atenção em um palestrante, ou o que me distanciava dele. Cheguei à seguinte conclusão:


Uma boa história, bem estruturada e transmitida com naturalidade, emoção e interação para mim, é o segredo para uma boa argumentação!


Seguem os links para algumas dessas incríveis apresentações que tive a oportunidade de assistir:


-

Até Breve!

Referências bibliográficas:

- Palestra ministrada por Lena Whitaker no curso Argumentação de Alto Impacto ministrado na ESPM, Rj em agosto/2017

- TEDx Rio Barra

- Livro: TED Talks , Chris Anderson

-Livro: “Desafiando o Talento – Mitos e Verdades sobre o Sucesso” - Geoff Colvin

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page